O Gerenciamento de Resíduos Sólidos nos Condomínios

No Brasil, geração de resíduos por habitante é de 379kg/ano. Imagine quanto resíduo é gerado em um único condomínio. Nesse texto falaremos um pouco sobre a importância do gerenciamento de resíduos e da educação ambiental nesse cenário.

Por: Manuella Juttel – 05/11/2021

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos, produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE no ano de 2019, a geração de resíduos sólidos por habitante no Brasil é de 379 kg/ano. Agora imagine quanto resíduo é gerado em todos os edifícios de um condomínio. Muitos desses resíduos vão parar em aterros sanitários, lixões ou até mesmo na rua, contribuindo para a poluição visual das cidades. Em suma, esse é um dos desafios dos administradores e síndicos de condomínios, e uma realidade que precisa ser reavaliada para incluir a questão e a responsabilidade ambiental nessa parcela tão significativa da população brasileira.

Como mudar essa realidade?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) torna-se imprescindível para o planejamento e organização dos resíduos nos condomínios. É um documento que pensa toda a logística de manejo e descarte dos resíduos, proporcionando melhor qualidade de vida para os moradores e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de todo local.

O PGRS identifica os tipos de resíduos gerados no condomínio e estabelece as práticas que deverão ser adotadas durante o descarte e destinação final dos mesmos.

Além disso, um projeto de Educação Ambiental pode ser uma ferramenta importante na adoção de práticas instrutivas e conscientizadoras para os moradores, para que o tratamento dos resíduos se inicie desde a segregação correta nos apartamentos.

Além dos benefícios citados no decorrer desse texto, um empreendimento que se mostra responsável com programas ambientais, como a gestão de resíduos, demonstra preocupação com a qualidade de vida de seus moradores e agrega valor ao empreendimento, obtendo vantagem competitiva no mundo imobiliário.

Principais tipos de resíduos gerados em condomínios e suas possíveis destinações:

  • Recicláveis: é importante que o condomínio tenha um local reservado para o acondicionamento desses resíduos, separado dos orgânicos e rejeitos. A coleta pode ser realizada pela cooperativa pública ou por uma cooperativa parceira de escolha do condomínio. Além disso, alguns materiais podem ser vendidos para cooperativas gerando lucro para o empreendimento.
  • Resíduos perigosos: Alguns resíduos específicos necessitam de maior cuidado no manejo e atenção na sua destinação. Óleo de cozinha, lâmpadas queimadas, pilhas e baterias, eletrônicos e medicamentos vencidos quando destinados incorretamente apresentam riscos à saúde e ao meio ambiente. Para diminuir a quantidade desses resíduos em aterros sanitários é preciso realizar a segregação dentro do próprio condomínio, instalando pontos de coleta em áreas comuns.  
  • Orgânicos: esses resíduos normalmente são descartados em lixo comum, mas existem outras possibilidades que diminuem o acúmulo destes em aterros sanitários: a compostagem individual ou coletiva.

A compostagem individual consiste na realização de composteiras nos próprios apartamentos, nas quais os moradores alimentam seu próprio sistema, reutilizando  restos, talos e casca de verduras e frutas (menos as cítricas), cascas de ovo e borra de café para gerar adubo para as plantas.

A compostagem coletiva é um sistema que exige maior planejamento e organização. É construído uma composteira em um local de uso comum do condomínio, no qual uma pessoa fica responsável pelas matérias orgânicas coletadas pelos moradores. O subproduto dessa composteira pode ser utilizado como adubo para uma horta comunitária, por exemplo.

Procure uma empresa qualificada para realizar o planejamento sustentável dos resíduos do seu condomínio

A EJESAM é uma empresa que possui 28 anos de atuação no mercado. Nesse período, desenvolveu diversos projetos de gerenciamento de resíduos exclusivos para atender as demandas e intenções dos nossos clientes. Agende uma reunião de diagnóstico gratuita para conversarmos melhor sobre os projetos e as necessidades do seu condomínio!