Rede pluvial e a rede de esgoto
As redes pluvial e de esgoto, mesmo você não as vendo, desempenham um papel importante para a população e manutenção dos serviços de saneamento básico de uma cidade. A utilização de forma devida por todos garante que os efluentes domésticos tenham tratamento correto, e que as águas pluviais sejam destinadas para corpos hídricos. O contrário pode gerar sérios problemas de infraestrutura, trazer riscos à saúde humana e animal, além de gerar impactos e’m corpos hídricos e seu ecossistema.
Por: Luiz Eduardo Matos – 03/02/2022
Você sabe o que é a rede pluvial?
Basicamente, a rede pluvial é o conjunto de tubulações responsáveis por transportar e drenar a água da chuva das áreas urbanas até rios, córregos ou canais. Com o crescimento urbano e a utilização de materiais impermeáveis devido à construções e pavimentação com asfalto, as galerias pluviais são de extrema importância para suprir a demanda de captação e drenagem de toda a água da chuva, evitando alagamentos e inundações.
O que é a rede de esgoto?
A Rede de Esgoto é o conjunto de tubulações responsável por captar e transportar efluentes sanitários até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde recebem o tratamento adequado para o despejo em corpos d’água sem causar danos ao meio ambiente.
As residências são conectadas com a rede coletora através das instalações hidrossanitárias prediais, em que a instalação e manutenção é de responsabilidade do proprietário do imóvel, para garantir que os efluentes estão sendo destinados à rede coletora, enquanto a responsabilidade das redes pluviais e de esgoto são parte do serviço público de saneamento básico de sua cidade.
As principais diferenças entre as duas redes
Dentre as principais diferenças podemos caracterizar o dimensionamento e suas devidas funções.
A rede de esgoto apresenta:
- Diâmetros menores;
- Menor volume de água transportada;
- Material específico para transporte de esgoto.
Enquanto que a rede pluvial:
- Diâmetros maiores;
- Maior volume de água transportada;
- Geralmente de concreto
Os problemas das duas estarem interligadas
Os efluentes sendo destinados para a rede pluvial:
- Contaminação de corpos hídricos: o efluente na rede pluvial não receberá nenhum tipo de tratamento, levando substâncias tóxicas patógenas prejudiciais para lagos, rios e córregos, causando desequilíbrio no ecossistema aquático, promovendo até morte em animais e plantas;
- Contaminação do solo;
- Comprometimento do material de concreto da rede pluvial com o contato com efluentes;
- Em situações de chuvas intensas e alagamentos, a água misturada ao efluente pode trazer risco à saúde das pessoas que entrarem em contato com a água;
- Proliferação de vetores de doenças como ratos, baratas e outros animais.
A água da chuva chegando na rede de esgoto:
- Diminuição da Eficiência de tratamento da ETE pelo aumento do volume que chega na estação;
- Entupimento das redes de esgoto, pois a água geralmente leva material sólido consigo;
- Vazamentos nas ruas, nos córregos e em residências;
- Risco à saúde da população ao entrar em contato com a água.
Como saber se tenho um problema?
Dentre as dicas, podemos listar as seguintes:
- Garantir que sua casa tenha uma caixa de gordura instalada e que permita a limpeza, visto que a gordura lançada diretamente na rede de esgoto pode causar obstrução e outros problemas.
- Identificar o caminho dos efluentes através de um Teste de Corantes.
- Caso o destino do efluente não ser a rede de esgoto que passa na sua rua, o ideal é realizar a projeção da ligação das instalações prediais à rede coletora, apresentando a regularização e projeto para os órgãos e empresas competentes.
Lembre-se que em cidades como Florianópolis existem programas de fiscalização, estes que visam identificar irregularidades nas ligações à rede de esgoto e que pode-se gerar multas se não regularizadas.
Como a EJESAM pode lhe ajudar?
Possuímos uma equipe capacitada com orientadores especializados em ligações prediais, trabalhamos com regularização e adequação a rede de esgoto na região da Grande Florianópolis, desde o diagnóstico até a projeção do sistema de adequação. Realize um dignóstico gratuito clicando abaixo: