O que é um sistema de microdrenagem urbana e a importância para o terreno e seus arredores

Por: Luiz Eduardo Matos – 19/10/2021

Bombeiros resgatando passageiros e motoristas ilhados pela enchente em São Paulo                                          Foto: 29/12/2020 – TV Globo

 

As atividades humanas alteram as características de uso e ocupação do solo, as quais podem colocar em andamento ações que modifiquem a qualidade do ambiente, tanto o já construído como o natural. Ao longo da história da humanidade, as alterações tem se mostrado, em boa parte das vezes, com uma perspectiva negativa, o que resulta em degradação e acidentes.

Dentre as ações antrópicas que geram mais impactos ambientais, a urbanização é uma das mais relevantes, justamente pela mudança nas características de uso e ocupação do solo. A urbanização ocorrida no século passado, fez com que problemas com enchentes urbanas aumentassem, visto que ocorre a retirada da cobertura vegetal, impermeabilização do solo e ocupação de planícies próximas a rios.

Com as enchentes, não só o problema ambiental é explicitado, mas problemas com perdas econômicas e sociais, ou seja, infraestrutura danificada, desvalorização do ambiente, propagação de vetores de doenças entre muitas outras.

As obras de drenagem urbanas são imprescindíveis para minimizar danos ambientais, econômicos e sociais. A Lei n 11.445/2007 estabelece diretrizes do plano nacional de saneamento básico no país e define drenagem como: 

 

“Conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas” (Brasil, 2007)

 

A drenagem urbana pode ser dividida de acordo com as suas dimensões, ou seja microdrenagem e macrodrenagem, que constituem em sistemas que conduzem a água proveniente do escoamento superficial por meio de valas, coletores prediais, sarjetas, bueiros e galerias de variados tamanhos.

 

Macrodrenagem: inclui galerias e estruturas de porte maior, e corpos receptores, como rios canalizados e canais.

Microdrenagem: é definida por um sistema de condutos em nível de lotes, ou de rede primária urbana, geralmente construída de forma local para captar distribuidamente os escoamentos superficiais gerados pelas áreas urbanizadas, conduzindo as águas das chuvas em praças, lotes, ruas e construções.

 

A microdrenagem surge quando a macrodrenagem, tanto a construída como a natural, não consegue suprir a demanda ao nível que a urbanização e a consequente impermeabilização avançam.

 

O problema de diferentes fenómenos hidrológicos

 

Dependendo das características do acúmulo e aumento do nível de água, temos diferentes fenômenos hidrológicos, a imagem a seguir explica a diferença entre enchente, inundação e alagamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os tipos mais frequentemente registrados no Brasil são inundações. Em 2008, ocorreram cerca de 403 inundações, que vitimizaram 1.533.524 pessoas. E todos os anos, a recorrência dessas inundações e enchentes se dá em diversas cidades do Brasil em que as principais consequências são:

 

  • Perdas materiais e humanas
  • Interrupção da atividade econômica das áreas inundadas
  • Contaminação de pessoas com doenças
  • Contaminação da água

 

Os alagamentos e os problemas para o seu terreno, condomínio casa ou apartamento

 

O acúmulo de água em lotes, contendo construções ou não, podem gerar diversos problemas localmente, dentre eles podemos citar:

 

  • Danos a construção existente, podendo causar futuras patologias.
  • Danos à vegetação ou plantação existente.
  • Desvalorização do terreno.
  • Impossibilidade de trânsito humano pelo local
  • Vetor de diversas doenças para os moradores do local e vizinhos
  • Danos materiais a carros e outros automóveis

 

O seu terreno alaga?

 

Se a resposta for sim, por que não mudar essa realidade que pode causar transtornos e estresse? A EJESAM elabora o sistema de drenagem do seu terreno ou porção de terra! Estudamos e dimensionamos sempre de forma personalizada para mitigar os problemas de escoamento do local, visando garantir que a água seja destinada corretamente para fora do terreno para que não cause os itens ditos no tópico anterior. Possuímos na nossa base de orientadores profissionais de engenharia sanitária experientes em drenagem para assegurar a qualidade dos nossos projetos.