Valorização de resíduos: Como uma empresa pode gerar valor com seus resíduos?

por | fev 16, 2022 | Gerenciamento de Resíduos | 0 Comentários

Transformar resíduos em dinheiro, isto pode se tornar realidade para a sua empresa através da valorização de resíduos, atividade economicamente rentável e ambientalmente sustentável. A valorização de resíduos é uma prática que é cada vez mais implantada nas indústrias, agregando valor para toda a cadeia de gerenciamento de resíduos.

A valorização de resíduos é um processo em que materiais, substâncias, objetos ou bens ainda possuem alguma possibilidade de uso, seja por meio da reciclagem ou do aproveitamento, voltando a ter espaço na cadeia produtiva novamente. Dentro das possibilidades, os resíduos podem ser transformar em matéria prima, fonte de energia para outras indústrias ou até mesmo como novos produtos sustentáveis. A valorização de resíduos pode ser viés a nível industrial, com auxilio da tecnologia para inovações, ou a nível comunitário como, por exemplo, o artesanato.

 

Infinitas possibilidades

Ao contrário do que muitos pensam, a valorização dos resíduos vai muito além da reciclagem, em que esta normalmente é relacionada ao plástico, papelão, papel, vidro ou metal. A valorização pode acontecer com uma infinidade de materiais que não possuem utilidade após o seu uso como, por exemplo, óleos, eletrônicos, resíduos perigosos, borrachas e lodo do tratamento de efluentes.

Mesmo que não tão voraz, os investimentos em inovações no mercado de valorização de resíduos vem crescendo constantemente, impulsionados por um ideal amplo de sustentabilidade e pela valorização de que os resíduos serem a base para a economia circular, esta que visa a redução do desperdício e a melhor utilização e otimização dos recursos.

Além dos constantes investimentos, a busca por ações de valorização de resíduos e outras ações sustentáveis contemplam critérios do ESG (Environmental, Social and Governance), tornando a organização atrativa para novos clientes, investidores e parceiros.

 

Um bom gerenciamento é o primeiro passo

A valorização dos resíduos ainda é um grande desafio para muitas empresas, pois deve-se realizar diversas transformações nas formas de produção e também nas formas de consumo da sociedade. O desafio é incrementado pela crescente valorização na redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), todos estes fatores ligados à viabilidade econômica. Entretanto, um primeiro passo deve ser realizado, e este primeiro passo é um ótimo gerenciamento dos resíduos já gerados.

O gerenciamento de resíduos de uma empresa compreende o diagnóstico da quantidade gerada, os locais de geração e de armazenamento. Após levantados esses dados, é necessário partir para a elaboração de estratégias para o percurso dos resíduos até as possíveis e melhores práticas de destinação ou disposição final. O gerenciamento de resíduos é um trabalho conjunto de diversas áreas e pessoas de uma empresa.

 

Você sabe o que significa PGRS?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico, com valor jurídico e ambiental que mostra a capacidade de um empreendimento de gerir seus resíduos sólidos de forma sustentável, neste são descritos as alternativas de como solucionar problemas recorrentes na gestão de resíduos de uma empresa, além de indicar a forma correta de manejo de resíduos nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação ou disposição final.

A EJESAM é uma empresa de consultoria com mais de 28 anos de experiência no mercado, tendo realizado diversos PGRS para diferentes tipos de empresas. A nossa empresa apresenta uma equipe altamente capacitada e disposta a elaborar um plano personalizado visando as melhoras práticas ambientais, não apenas seguindo itens necessários de uma legislação. Possuímos foco total na resolução do seu problema, por isso contamos com mais de 25 profissionais de Engenharia Sanitária e Ambiental, alguns com especializações a nível de mestrado na área acadêmica, nos orientando para garantir excelência no projeto. Conte com a EJESAM!

Entre em contato conosco

5 + 2 =