A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ÁGUA PARA CONDOMÍNIOS, RESTAURANTES E ESCOLAS

A análise da água compreende uma série de testes para avaliar padrões e parâmetros que dirão se a água analisada é potável. Essa condição, chamada portabilidade, é quando a água tem qualidades que permitem o seu consumo por seres humanos, sem prejudicar sua saúde; daí a importância de tal análise. Tal qualidade deve estar garantida por tratamento, monitoramento, uso de canos e tubulações adequados e métodos de armazenamento e distribuição corretos.

É interessante salientar que cada uso da água tem parâmetros e padrões específicos para determinar sua qualidade; ou seja, para analisar a potabilidade e a balneabilidade de um corpo hídrico, por exemplo, são feitas análises diferentes. Algumas das principais são a Resolução CONAMA no 357, que estabelece classes das águas e diversos parâmetros de qualidade, e a Portaria GM/MS no 888, que indica padrões físico-químicos e microbiológicos de potabilidade. Esses parâmetros estão listados e padronizados em legislações específicas. Existem diversos parâmetros, mas eles podem ser físicos, químicos, biológicos, orgânicos e/ou inorgânicos.

Benefícios de analisar sua água regularmente

A água é um elemento essencial para a preservação da vida, tendo papel fundamental na dissolução e transporte de substâncias, no controle térmico e na promoção do crescimento vegetal. Em razão disso, os seres vivos dependem de um contato incessante com ela para sua sobrevivência: tomando os humanos como exemplo, um indivíduo adulto ingere cerca de dois litros de água por dia, cifra que representa aproximadamente 3% de seu peso corporal

Como o consumo de águas não potáveis pode afetar minha saúde?


Sem tratamento e dependendo de sua procedência, a água que consumimos pode carregar diversos micro-organismos danosos à saúde humana que se proliferam com rapidez. Segundo relatório do Programa Mundial de Avaliação de Águas da UNESCO (2020), 2 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços seguros de distribuição de água potável e 3,6 bilhões não têm acesso a tratamento adequado de esgoto. Sendo assim, grande parcela da população mundial está diariamente exposta a substâncias causadoras de infecções e intoxicações.

Por que devo me preocupar com a potabilidade do meu condomínio?


Em qualquer residência, o uso da água é muito diverso: tomar banho, limpeza, cozinhar, higienização de alimentos,
beber, lavar as mãos. Portanto, a qualidade de vida das pessoas está diretamente relacionada à qualidade dessa água.
Assim, em qualquer condomínio, é de responsabilidade do síndico realizar os protocolos de limpeza das caixas d‘água e a análise e monitoramento de sua potabilidade.

Por que devo me preocupar com a potabilidade no meu restaurante?


A análise da potabilidade da água nos restaurantes é muito importante, já que esses estabelecimentos são responsáveis por produzir bebidas e alimentos que são servidos diariamente para muitas pessoas e sempre utilizam água em seu preparo.

Dentre os usos da água nesses locais, estão o preparo de sucos e outras bebidas, limpeza do ambiente, higienização de saladas e frutas, cozimento de alimentos diversos, lavagem do local, higienização das mãos, limpeza de utensílios, etc.


Por que devo me preocupar com a potabilidade da minha escola?

A maior parte das crianças têm a escola como a sua segunda casa. É lá que elas passam grande parte do seu dia: é onde brincam, aprendem, se sujam, se limpam, se alimentam e, às vezes, até dormem. É lá que elas formam grande parte do que serão no futuro e, para isso, é fundamental que elas e todos que frequentam esse ambiente estejam seguros.