O que é a adequação à rede de esgoto?
A adequação à rede de esgotamento sanitário identifica as irregularidades no saneamento de imóveis, condomínios e edifícios, e elabora um plano que estava em conformidade com os requisitos legais e ambientais. O projeto conecta o cliente à rede coletora, garantindo a correta destinação do esgoto, bem como seu tratamento.

Preservação dos recursos hídricos
É importante adequar sua imóvel e garantir que o esgoto seja tratado adequadamente, assim você contribui para a conservação dos recursos hídricos, que possuem um importante papel diante da sociedade, como o abastecimento de água e a balneabilidade.
Conservação do meio ambiente
O esgoto não tratado contém substâncias químicas e poluentes que, se liberadas na natureza, podem
prejudicar a fauna e a flora local. Além disso, o esgoto sem tratamento pode contribuir para a proliferação de algas e cianobactérias, autrofizando os ecossistemas aquáticos.
Qualidade de vida
Uma infraestrutura adequada de saneamento básico, está diretamente relacionada à qualidade de vida. Uma rede de esgoto eficiente melhora as condições sanitárias e ambientais da cidade, proporcionando um ambiente mais limpo, saudável e seguro para os moradores.
Como é feito o projeto?
Diagnóstico e Dimensionamentos
É a etapa inicial em que são coletados os dados para desenvolver todo o projeto. É quando se identifica as particularidades da rede coletora e do sistema da casa para dimensionar o sistema para a adequação.
Memorial
É a elaboração do documento que será entregue no fim do projeto. Ele é composto por três partes:
- Descritiva – Exposição, explicação e orientações do projeto.
- Cálculos – Explica/justifica o projeto com os cálculos, fórmulas, tabelas e dimensões.
- Plantas – Acompanham o documento
Principais Irregularidades que necessitam de adequação
- Ausência da caixa de gordura;
- Esgoto conectado na rede pluvial;
- Conexão parcial ou inexistente à rede coletora;