Inspeção predial das ligações dos efluentes sanitários

Está em dúvida sobre a regularidade das instalações de esgoto da sua residência ou empreendimento? Conheça o teste de corantes! Um teste prático que permite identificar possíveis irregularidades no seu sistema de esgoto.

Por: Manuella Juttel – 28/10/2021

A água que utilizamos em nossas casas passa a ser esgoto a partir do momento em que é utilizada e escorre pelos ralos através das tubulações. Esse esgoto deve ser submetido a uma destinação correta para que não haja ônus ao meio ambiente e para a rede pública.

O sistema de instalações prediais de esgotos sanitários:

O sistema de instalações prediais de esgotos sanitários é o conjunto de tubulações, conexões e caixas destinados a coletar o efluente dos pontos de consumo (bacias sanitárias, chuveiros, tanques, pias e lavatórios) e transportá-lo até seu despejo, seja na rede pública de coleta ou em sistemas individuais de esgoto.

As instalações prediais de esgoto sanitário são compostas por diversos componentes, sendo os principais: aparelhos sanitários, desconectores ou sifões, ralos, caixas sifonadas, ramal de descarga, ramal de esgoto, tubo de queda, coluna de ventilação, subcoletor, dispositivos de inspeção (caixa de inspeção e caixa de gordura).

Para a garantir um perfeito funcionamento desse sistema, é necessário atender exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, descritos na NBR 8160 (1999) – Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário  Projeto e Execução, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A NBR 8169 (1999) estabelece uma série de critérios para o projeto, de modo a evitar a contaminação da água e garantir sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores.

Caixa de gordura X Caixa de esgoto

A caixa de gordura é responsável por receber os efluentes que saem da pia da cozinha e da máquina de lavar roupas. Seu objetivo é reter os resíduos sólidos e gordurosos, evitando que a tubulação seja bloqueada pelo acúmulo de restos de alimento ou gordura. Já a caixa de esgoto é responsável por receber o restante do esgoto que não possui gordura. 

Esse sistema é eficiente para evitar irregularidades nas residências e problemas de entupimento na rede pública de esgoto.

O que é o teste de corantes e para que serve?

A inspeção predial das ligações dos efluentes sanitários por meio do teste de corantes compreende a verificação do transporte dos efluentes sanitários até a caixa de gordura ou de esgoto. A prática desse teste consiste no despejo de corantes alimentícios coloridos nos ralos e descargas para verificar sua saída nas caixas. Com essa verificação é possível constatar possíveis irregularidades no sistema, como vazamentos e/ou destinação incorreta dos efluentes.

Está em dúvida em relação à regularidade das instalações da sua residência ou empreendimento?

Na EJESAM desenvolvemos o teste de corantes para sua residência ou empreendimento! É realizado o laudo completo da Inspeção Predial das Ligações dos Efluentes Sanitários, apontando recomendações e caminhos para regularizar seu sistema de esgoto. Contamos com uma equipe qualificada de consultores e orientadores experientes na área do saneamento.