
No mundo contemporâneo, a escassez hídrica e as altas tarifas na conta de água são, cada vez mais, uma realidade ardua para todos os brasileiros, assim o racionamento e a necessidade de utilização de fontes alternativas e sustentáveis de água tornam-se presentes e necessárias. O sistema de captação da água da chuva é uma solução simples, eficiente e sustentavel, poupando recursos naturais e podendo contribuir na minimização de enchentes.
Entenda como funciona o projeto
A ideia principal do projeto é captar a água proveniente das chuvas através de um sistema de calhas instaladas nos telhados, estas são direcionadas para um reservatório denominado de cisterna para que possam ser utilizadas imediatamente ou armazenadas, e direcionadas para fins não potáveis.
A norma técnica que fornece os requisitos para a realização do projeto e que disserta sobre o aproveitamento da água pluvial no Brasil é a ABNT NBR 15527 – Água da chuva. Segundo a norma, a realização do projeto de captação da água da chuva deve levar em consideração estudos das precipitações de água da chuva da região onde o mesmo é realizado, além disso deve constar o alcance do projeto, a população que irá utilizar esta água e a demanda quantitativa para suprir as necessidades da sua utilização.
O que posso fazer com a água da chuva?
Em em seu ciclo hidrológico, a água proveniente das precipitações passa por um processo de “filtragem natural”, no entanto ainda pode apresentar substâncias contaminantes que estavam presentes na atmosfera e que são assimiladas à água durante o seu ciclo. Portanto, a água captada pelo sistema de captação da água da chuva e armazenada na cisterna, sem que seja submetida a nenhum tratamento, não é adequada para o consumo humano.
O recurso captado pode ser empregado em diversas finalidades, como por exemplo:
- Limpeza de áreas comuns, carros e calçadas;
- Irrigação de plantas e jardins;
- Direcionamento da água da chuva para máquinas de lavagem de roupas;
- Direcionamento da água da chuva para descargas de vasos sanitários;
- Reserva para incêndios;
Note que o sistema de captação da água da chuva é muito proveitoso e benefício para estabelecimentos que utilizam grande quantidade de água como, por exemplo, lavanderias e estabelecimentos de lavação automotiva.
Entenda a importância da água da chuva
Talvez você ja deve ter parado para pensar na quantidade de água de excelente qualidade e potável que é desperdiçada em ações rotineiras em sua casa, vamos fazer uma simples conta:
- Em uma única descarga pode-se desperdiçar 10L de água
- Em uma lavagem de carro com a torneira aberta, gasta-se em média 360L
- 280L vão embora toda vez que lavamos uma calçada com a torneira aberta durante 15 minutos.
A necessidade de utilização de água nas atividades domésticas pode facilmente ser atendida pela água proveniente da captação da água da chuva, trazendo inúmeros benefícios para o meio ambiente e economia para o seu bolso.
As vantagens do projeto
O sistema de captação da água da chuva apresenta inúmeras vantagens como, por exemplo:
- Diminui o risco de racionamentos e falta de água;
- Contribui para a redução de enchentes, pois parte da precipitação vai para a cisterna, diminuindo o volume de água nas redes pluviais durante as chuvas;
- Economia de até 50% nas contas de água;
- Sistema simples que pode ser instalado em ambientes rurais ou urbanos;
- Contribui para a conservação da água e para o desenvolvimento sustentável.